VISITAS
10h00-13h00 | 14h00-17h30
domingo
14h00-17h30

O Tesouro de Arte Sacra, também conhecido como Tesouro-Museu da Catedral de Viseu, foi criado pelo Decreto-Lei nº 20.803, de 21 de Janeiro de 1932, para nele serem “incorporados todos os objetos respeitantes ao culto ou a ele destinados que se encontram incorporados no Museu Grão Vasco e sejam provenientes da Sé de Viseu.”

Menino Jesus em maquineta | Escultura em madeira estofada e policromada, barro Maquineta em talha dourada e metal | Século XVIII, c 1783-1791 | Oferta do bispo Frei José do Menino Jesus (1783-1791)

Integrado na Catedral, o espaço de exposição do Tesouro localiza-se no segundo piso, compreende o coro-alto e três salas situadas numa das alas do Claustro Superior, entre as quais a Sala do Cabido e duas salas com elementos arquitetónicos do período medieval. A estas áreas de exposição associam-se mais dois espaços, particularmente interessantes do ponto de vista arquitetónico, mas também por constituírem miradouros, a partir dos quais se pode fruir de uma vista panorâmica sobre a cidade de Viseu em diferentes perspectivas, numa abrangência urbana e natural. Dependendo da hora do dia e das condições atmosféricas estes dois locais convidam a parar, a estar e a observar o encanto e a beleza da cidade.

O discurso expositivo foi pensado numa perspectiva de comunicação da mensagem que cada objeto encerra, tanto pela sua iconografia e forma, como pelo enquadramento e função no contexto do espaço da Catedral e/ou da funcionalidade nas celebrações. As temáticas propostas para cada núcleo de peças orientam o visitante na leitura e compreensão do significado e relações das peças expostas, concretamente: O amor não se explica, Maria Sim, Louvar a Deus… com a música, Semana Santa, Serviço e missão, Testemunhar … Dar a vida, Celebrar o Amor de Deus.

Este equipamento enquadra peças de particular valor artístico, de diversas tipologias e períodos que vão desde o século XII até ao século XX. A importância de alguns dos objetos artísticos expostos justificou que já tivessem sido solicitados para integrar exposições em Londres, Nova Iorque, Sevilha, Madrid, Silos, Bruxelas, Lisboa, Porto, etc. A coleção exposta, não obstante seja constituída por peças de arte sacra, não constitui objeto de interesse apenas para a comunidade católica. O valor artístico das peças, a sua importância no quadro das técnicas artísticas e da evolução das formas estéticas, imputam a este Museu absoluta relevância no panorama das instituições culturais da Região Centro.

Associado ao Museu, encontra-se um espaço de acolhimento, localizado no lugar do antigo baptistério; à entrada da Catedral, no alinhamento da torre esquerda. Um espaço de relevância artística devido aos painéis de azulejos barrocos, do século XVIII, onde são proporcionadas informações sobre a Catedral, horários, celebrações, marcação de visitas orientadas à Catedral e ao Museu, venda de ingressos para o Museu, etc. mas também onde podem ser adquiridos objetos de conceito religioso, bem como outros, com a identidade da Catedral e/ou do Museu e as edições da Diocese, nomeadamente catálogos das exposições e a História da Diocese.

Departamento dos Bens Culturais

Tesouro da catedral | Cathedral museum | Musée de la cathédral

Claustro superior | The upper cloister | Le cloître supérieur

Tesouros da Catedral | Treasures of the Cathedral | Tesoros de la Catedral | Trésors de la cathédrale

Vista panorâmica da cidade | Panoramic view over the city | Vista panorámica sobre la ciudad | Vue panoramique de la ville

Coro-alto | High choir | Le grand cœur

Evangeliário | c. 1179-1213 (interior), séc. XV (encadernação) | Prata lavrada, incisa e relevada, madeira | Manuscrito em pergaminho, iluminura.

Arqueta relicário | Século XII – XIII | Cobre gravado a buril e dourado, esmaltes.

Cristo | Séculos XII-XIII | Cobre dourado e esmaltado.

Custódia | Prata dourada, fundida, recortada, relevada, incisa e cinzelada; vidro | 1533 | Inscrição: MICHAEL.S.LVIVS.EPISCOPVS.VISENS.D.D.AN.M.D.XXX.III. | Oferta do bispo D. Miguel da Silva

Cálice | Prata dourada cinzelada, esmaltes | 1629 | Inscrição: AV REV.CHANTRE.ECONEGO.NA SE-DE VISEUV-O MANDOV.FAZER.AÑO.DE.1629.GVASPAR.DECAMPOS

Presépio | Figuras em barro cozido e policromado Tecido, algodão, papel, flores secas e outros materiais Maquineta em talha dourada e policromada, vidro e metal | Finais do século XVIII, inícios do XIX